E surgiu a ideia:

História

A AgilAtivo é uma iniciativa pessoal e intelectual, que se transformou em objetivo profissional.

Surgiu pela observação das necessidades do mercado ao se buscar conhecimento sobre o que seria uma Organização Enxuta e eficiente e quais seriam melhoras disciplinas e maneiras de usar e ensinar os melhores métodos e ferramentas.

Percebi que as pessoas e as pequenas empresas, tem direcionado muitos esforços em dinheiro e tempo, ao contratar consultorias ou profissionais para ensiná-las a implementar as melhores formas de realizar os seus trabalhos.

Porém, não existe empatia por parte das consultorias. Não ensinam, que a forma de encontrar os melhores resultados está na adaptação, inspeção e o uso frequente de diferentes formas de realizar o trabalho, usando novos angulos de olhares para diversos tipos de de percepção dos problemas.

"A questão era a maneira como as pessoas trabalhavam. A maneira como a maioria das pessoas trabalha. O modo como todos achamos que o trabalho precisa ser feito, porque foi assim que aprendemos." Livro: Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Jef Sutherland, 2016.


 Após adquirir experiência e me qualificar, percebi que antes de mais nada, devemos mudar a nossa cultura e sair da caixa

Devemos antes aprender a ser mais ágeis e enxutos, sob todos os aspectos, pessoais, profissionais e empresariais. 

As empresas, precisam mudar para um pensamento sistêmico, de forma que as suas áreas e os seus times pensem como partes de um organismo único e trabalhe de forma colabora.

Esta abordagem é muito mais dificil para uma grande empresa, possuem em seu ambiente empresarial o fator político, processual e burocrático, que faz com que qualquer mudança se torne em algo quase que inalcançavel e na prática, acabam criando silos de atuação em áreas diferentes, independentes entre si e sem visão do negócio global da empresa. 

A maioria das pessoas tem uma inútil visão projetizada do trabalho, em vez de realizar as suas mudanças mais importantes num mundo que já se transformou com o foco no produto e com o Cliente como centro do negócio.

Ao desenvolver meus trabalhos, pesquisas, artigos e literatura, sobre as tecnologias de baixo custo e novos métodos de produção e gestão, passei a apoiar às pessoas e às Pequenas e Médias Empresas Brasileiras, para se capacitarem na transformação digital e o conhecimento de novas metodologias para realizar as suas melhores mudanças estratégicas

Os métodos e ferramentas do Lean e da Agilidade, juntamente com conceito de Inovação Tecnolgógica e o pensamento do Design, podem se tornar em importantes instrumentos para o desenvolvimento do mercado, para o fortalecimeto competitivo e a geração de mais empregos e de novos profissionais.


"Então a contei para algumas pessoas em nossa empresa, e eles a contaram outras, e logo o nosso negócio começou a melhorar, porque todos nós nos adaptamos melhor às mudanças. E, como eu, muitas pessoas disseram que essa história as ajudou em suas vidas pessoais." Livro: Quem mexeu no meu queijo? Spencer Johnson, 2000.


Antonio Martins - Professor, Escritor e Agilista

Empresas enxutas tem mais oportunidades de planejamento e crescimento competitivo

Cenários de atuação

A partir de 2019, passei a criar modelos de agilidade para as PMEs e MEIs brasileiras, modelos de aprendizado continuo em instiruições de ensino e realizar treinamentos. 

Ao lecionar agilidade para professores e profissionais que querem se capacitar no mercado de trabalho, mesmo aqueles que não querem se tornar em Agilistas profissionais, criou oportunidades de novos relacionamentos profissionais e acadêmicos. 

Tenho muito orgulho das mudanças que tenho realizado no pensamento das empresas e pessoas. 

Os modelos de agilidade que tenho desenvolvido, passaram a ser aceitos e implantados em empresas e as aulas que tenho preparado estão mudando a vida de muitas pessoas, tornando-as em profissionais mais completos e empresas competitivas no mercado.

Aulas e palestras sobre agilidade em importantes Instiruições de Ensino
Consultorias e treinamentos de agilidade nas empresas
Case: Criação e implantação de modelos operacionais de agilidade, personalizados às empresas
Case: Criação e implantação de laboratórios de ensino e pesquisa: utilizando um modelo ágil para aprendizado contínuo e entregas de valor